Bem Vindo ao Blog das Irmãs Franciscanas Angelinas


7.7.11

Angelinas em missao na Amazonia




Partida para a I missão em terras Amazônicas
Eis o grande dia, esperado e preparado com tanto zelo pela nossa Delegação é dia de partir para a I missão Angelina em terras Amazônicas. Acordamos às quatro da manhã para deixar a casa em ordem para as nossas irmãs de São Paulo que com tantíssimo afeto nos acolheram. Às cinco horas saímos para a tão esperada Missão.
Esperava-nos Frei Haroldo Pimentel, um jovem frei que também mora em Monte Alegre, nossa futura paróquia, para fazer essa gentileza também ele teve que acordar a 4 da manhã para pegar a lancha. Descarregamos a malas no convento das Irmãs Franciscanas dos Dois Corações e em seguida participamos da missa na Catedral, enquanto esperávamos a janta após um belo suco de cupuaçu fomos andar na orla do tapajós, com um belíssimo por do sol.




Às  20h nos esperavam os Freis da Fraternidade de Santarém, casa provincial. Após uma suculenta janta, tão esperada por nós, já que não tivemos almoço, oferecemos alguns cantos e eles também se animaram a mostrarem os seus belos talentos, momento rico de profunda comunhão fraterna e de verdadeira acolhida. Aos nossos ouvidos ressoa a voz de Madre Clara “ de nós todos esperam!” 

II Dia ainda em Santarém
Iniciamos o nosso dia com uma singela e linda celebração eucarística, clebrada por Fr. João Schwieters, missionário americano , presente a mais de quarenta anos nessas terras.

 No café emergiu  a problemática das usinas hidroelétricas que causarão grande impacto no eco-sistema da Amazônia.Ainda pela manhã Ir. Gilda e Ir. Márcia participaram de uma reunião com o Conselho Provincial, onde apresentaram a Congregação.

Na tarde deste dia partimos para Monte Alegre e as Irmãs puderam ver pela primeira vez uma Hidroviaria ( o lugar onde partem os barcos e as lanchas.




Por quatro horas estivemos em uma lancha a caminho do nosso destino. Paisagem encantadora de rio (Tapajós e Amazonas) e as Florestas. Chegamos as 20h e nos esperavam Frei Alex Assunção (o pároco) com uma turma de jovens cantando e tocando o hino da missão, fomos cativadas já de início.



Ainda na noite fizemos uma reunião preparatória e no dia seguinte partimos para o Km 11, área Santa Clara, onde após uma reunião com os líderes e a missa de envio "soleníssima" cada qual partiu para as suas comunidades.






Ao longo de 9 dias visitamos 28 comunidades, cerca de 600 casas, muitas delas a mais de 20 anos não tinham a benção e a visita de alguem da Igreja.






Concluimos a missão (17/07) com alvorada festiva (tocada pela banda do Km 11 e uma longa e solene celebração Eucarística. As pessoas vieram de ônibus, de moto, de camioneta e a pé, para mais uma vez agradecer ao bom Deus pelas visitas e pelos momentos fortes de comunidade vivênciados.








Após o almoço fizemos uma última reunião com todos os léderes, onde cada um pode expressar o desejo urgente da presença das Irmãs. Intensificarão as promoções para a construção da casa. Ir. Márcia disse que para os móveis não se preocupassem, pois, tinha certeza de poder contar com o auxílio de inúmeros amigos das fraternidades do sul do país.
Os dias seguintes foram dedicados a avaliação e tabulação dos dados da missão. No dia 20/07 saimos de madrugada para Santarém, Ir. Marisa chegou as 15h para uma reunião com o amabilissimo D. Esmeraldo que como sempre nos acolhe com toda a ternura que lhe é peculiar. Finalmente nesta reunião definiu-se a data da nova abertura se Deus assim o permitir, armaremos nossa tenda nesta região Amazônica no dia 18 de março de 2012. Contamos com a providência divina e com o sim de tantas jovens para que em breve a presença Angelina possa iluminar essa belissima região.



Irmã Marisa e Irmã Márcia permaneceram ainda dois dias em Santarém e nós partimos no dia 20/07 com o coração cheio de tantas, tantas experiências e clamores deste povo tão querido.


II Visita a Abaetetuba-PA

No dia 23 nossas Irmãs pela II vez chegam a Abaetetuba, a possivel segunda casa da Ragião Amazonica. Foram recebidas em Belém pelo carissimo casal Benedito e Márcia, do aeroporto para a balsa, na carroceria da pampinha uma grande caixa com todos os presentes ganhados no primeiro Chá de Casa realizado em Belém, podem imaginar a nossa alegria e gratidão.







Em Abaetetuba ficamos hospedadas na casa do bispo. Na manhã seguinte visitamos Francislândia, onde fomos acolhidas com festa, música e pandeiros. Ai, participaqmos de uma reunião com a comunidade local, Benedito e Ir. Marisa falaram de Madre Clara e todos puderam receber o informativo do ano jubilar. Ir. Marisa entregou-lhes também a pequena imagem mandada por Madre Lamberta de São Leopoldo , padroeiro da Igreja de Francislândia.Visitamos aquela que será a nossa possivel casa e já podemos entrever  a multidão de jovens que por ali passará. Deus queira!



Almoçamos com D. Flávio e Lucio (responsavel da fraternidade de são Benedito) e logo após nos dirigimos para a II obra, onde nos esperavam muitas pessoas , cada qual com o seu presentinho para a casa das Irmãs. Nos comovemos ao ver que haviam coisas tiradas da própria cozinha, como gesto de renúncia e de carinhosa participação. É de fato comovente a generosidade e o carinho do povo de Abaetetuba, parece que sempre estivemos ali e já nos sentimos parte desta grande família.





A noite caia quando deixamos Abaetetuba, nos esperava em Belém a nossa mãe querida Marúcia para uma carinhosa janta. Concluimos assim a nossa segunda expedição a esses novos territórios que nos impreciona e nos cativa. Cresce a súplica ao Senhor para que nos envie vocações para que a paz e a reconciliação possam crescer e multiplicar-se também nestas terras tão necessitadas.

4 comentários:

AMARILDO SOUZA disse...

Estou muito feliz com a missao da irmas aqui no PARA, elas estao nas comunidade do minha cidade. Cada minuto e muito estando do lado delas. Tive o prazer de esta ajudado a irma Janete!

Amarildo disse...

Nossa a irma Marcia, e um otima motorista . Ela que levou agente para as comunidade! Elas estao todas muito feliz com a missao aqui na Amazonia.

Jack disse...

Nao vejo a hora de elas ter sua casa propia aqui. Elas tem uma voz de anjo

Anônimo disse...

queridas irmãs a nossa saudade e carinho. Acompanhamos os vossos passos com a oração e grande entusiasmo. Beijos!!!! bom domingo
ir. marisa,fa