Bem Vindo ao Blog das Irmãs Franciscanas Angelinas


13.7.12

V Encontro Nacional dos Adolescentes e Jovens Amigos de Madre Clara - Fraternidade de Santo Antônio da Platina


Na preparação todos os adolescentes empenhados ...









...até os mínimos detalhes! Com carinho e muita dedicação

 Eis o dia esperado para o nosso "V Encontro", 7:45 da manhã, 
um pouco de frio, mas eis-nos aqui...
 se ficarmos juntos o frio passa!
Iniciamos o nosso dia com um gostoso café da manhã preparado com carinho pelas noviças e alguns adolescentes, que desde as 6:30 da manhã já estavam conosco.



Depois do café ....Trabalho em equipe, é preciso disponibilidade
pois o encontro é nosso!




   Com a musica que embalou toda nossa jornada: No peito eu levo uma cruz, fizemos a acolhida dos adolescentes, e em seguida animação.


  
Irmã Marina fez a abertura ao  "V Encontro Nacional dos Adolescentes amigos de Madre Clara" dando aos adolescentes as boas vindas, manifestando a alegria de poder condividir com cada um deles esse momento especial que vivemos em preparação a JMJ 2013.
Com a introdução do tema desta jornada: "Com Madre Clara rumo a Jornada mundial da juventude "
refletimos com eles sobre a entrega juvenil de Madre Clara fazendo um paralelo com o itinerário da 
JMJ Rio 2013

                                                

eles estavam atentos!

A fraternidade nos enriquece... temos a alegria de termos conosco a fraternidade do noviciado, Irmã Vera Lúcia, noviças Beatriz e Ana Claudia, que depois de estarem com os adolescentes em Campo Grande, Corumbá e São Paulo, vem condividir conosco a bagagem das belas e profundas experiências que fizeram nestes dias,transmitindo aos adolescentes sobre o sentido que tem os símbolos da jornada mundial da juventude.

A Cruz dos jovens


O Ícone de Nossa Senhora
                                     


                                                     

Tivemos a presença de Padre Valdemir, que é o coordenador do Setor Juventude de nossa paróquia, que manifestou a alegria de ver-nos reunidos e imersos na preparação deste grande evento da Igreja. Convidou a cada um a viver esse momento com profundidade e verdadeiro desejo de se encontrar com Jesus Cristo.

                                      
Após a reflexão sobre os símbolos da jornada, os adolescentes carregando a Cruz e o Ícone, 
em procissão até nossa capela para um momento de adoração. Motivados pelo sentido que estes dois símbolos trazem para cada um, seguimos cantando... "no peito eu levo uma cruz", momento forte e significante, pois em cada palavra cantada por eles se sentia um verdadeiro desejo que as palavras pronunciadas neste hino se tornasse sempre mais concreto em suas vidas! 



                                     




Após a adoração eucarística, os adolescentes foram convidados a escrever os sentimentos nascidos neste momento, em forma de gratidão eles depositaram na ânfora de Madre Clara tudo que o Senhor os inspirou  a escrever.


Depois de alimentarmos o espírito, foi nos preparado com tanto carinho o almoço, e com clima sereno e fraterno sentados a mesa condividimos de forma espontânea e livre o que já havíamos vivido nesta manhã, cada um do seu jeito...




 Momento recreativo, ninguém pode ficar de fora!


Vale tudo, até subir no telhado!
                                                      



 



 Para encerrarmos a nossa jornada, Irmã Vera Lúcia apresentou os dez conselhos do Papa Bento XVI aos jovens fazendo um paralelo com os dez mandamentos dos adolescentes amigos de Madre Clara, convidando-os a escolher um dos conselhos que mais os chamou atenção para depois ser partilhado em grupo e que esse se tornasse também seu programa de vida, e que ao longo do ano eles se comprometessem a vive-lo, ou pelo menos tentassem conquista-lo. Motivados assim pelas palavras do Papa encerramos o "V Encontro Nacional dos Adolescentes e Jovens Amigos de Madre Clara". Com o coração cheios de bons propósitos e motivados a percorrerem um caminho até a JMJ 2013.
Pedimos a intercessão de Madre Clara sobre nós, para que aprendamos com ela o olhar para a "cruz" como simbolo que nos rejuvenesce e santifica, que tocando a cruz ela nos toque, e contemplando Maria aprendamos a sermos fiéis, simples e generosos com Deus, conosco e com o proximo. 


2 comentários:

Edmilson disse...

Que a Paz de Nosso Senhor e Deus Jesus Cristo e o amor de Nossa Santa Mãe Maria estejam nos Corações de vocês irmãs! Parabéns pelo trabalho maravilhoso e pela semente do Reino de Deus que as Senhoras plantam nos corações destes jovens, o mundo carece de Deus por isso está na situação doente em que vemos hoje e o vosso trabalho é fundamental para que tenhamos pelo menos algumas pessoas saudáveis espiritualmente em nosso meio para mostrar o caminho certo para outros irmãos e plantar mais sementes. Irmãs, eu preciso de um favor de vocês, eu preciso falar com a irmã Elizabete ela deu curso de italiano na unidade das Irmãs Angelinas Franciscanas no bairro Cancelli, mas eu perdi o contato com ela, não sei onde ela está, fazem alguns anos já que eu perdi o contato, se alguém puder me ajudar eu vou ficar muito feliz, passem meu e-mail para ela por favor: ebshalom@live.com
Que Deus abençoe vocês sempre!

Irmãs Angelinas disse...

Querida Ir. Marina e adolescentes fiquei muito feliz pelo encontro...gostaria de ter estado presente, mas de longe acompanhei...adolescentes vê se façam juízo é, ano que vem tem que vir alguém pra missão de férias!!!!Saudade de vocês suas pestes!!!!